Alimentos e Bebidas Consumidos Por Estudantes de Odontologia: Subsídios Para a Construção de Estratégias de Promoção à Alimentação Saudável

Por: Deison Alencar Lucietto, Ediane Casani, Mayla Maylamathias Prass e Sidimar Meira Sagaz.

Cinergis - v.17 - n.3 - 2016

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Resumo

ntrodução e objetivo: a alimentação é fundamental para a construção de modos de vida saudáveis. Evidências científicas mostram a associação entre o maior consumo de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar e o incremento de doenças não transmissíveis. Considerando que hábitos alimentares saudáveis devem ser fomentados em espaços como a família e as instituições de ensino, este estudo teve como objetivo descrever os alimentos e as bebidas consumidos por estudantes de Odontologia, durante a permanência nas salas de aula. Método: tratou-se de pesquisa observacional transversal, nas dependências de um Curso de Odontologia no Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados de modo indireto através da observação e quantificação de itens descartados nas lixeiras das salas de aula, durante o período de um mês, no ano de 2015. Resultados: ao total, foram contabilizados 1301 itens. Entre os alimentos, identificou-se maior consumo de doces e miscelâneas (66,7%), seguido por biscoitos, bolos e cereais (26,5%), frutas (5,2%) e iogurtes (1,6%). Quanto às bebidas, constatou-se maior consumo de café (52,0%), seguido por refrigerante (16,3%), água (12,6%), bebida achocolatada (8,3%), suco (7,1%) e outros (3,7%). Evidenciou-se maior presença de itens ultraprocessados, hipercalóricos, pouco nutritivos e com grande quantidade de açúcares livres. Considerações finais: a realização de atividades de educação em saúde, incentivo à oferta e à comercialização de alimentos e bebidas saudáveis deve ser estimulada como um meio para a promoção da saúde. Instiga-se a adaptação e o uso de métodos alternativos para a verificação do consumo de alimentos e bebidas por grupos de indivíduos, como os descritos neste estudo, em novas investigações.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7881

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