Alinhamento Estratégico de Clubes de Futebol Ao Ambiente de Negócios: Uma Análise dos Clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro

Por: Maria Lúcia Soares de Carvalho,.

77 páginas. 2009 27/03/2009

Send to Kindle


Resumo

Embora o Brasil possua o melhor futebol do mundo e represente um grande negócio para os seus investidores, nota-se que a maioria dos clubes ligados a este esporte precisa avançar em relação a profissionalização de sua gestão. Mediante este cenário, surgiu o interesse da realização deste estudo que, por sua vez, teve como propósito avaliar o alinhamento estratégico dos Clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro ao ambiente de negócios do futebol. Para um primeiro contato com a situação a ser pesquisada, foi realizado um estudo exploratório a fim de descrever o ambiente de negócios do futebol no qual os dois clubes estão inseridos. Na fase seguinte, conduziu-se uma pesquisa descritiva qualitativa junto aos gestores dos clubes analisados, procurando identificar a estrutura, a dinâmica e as estratégias gerenciais utilizadas na administração dos mesmos. Por fim, procurou-se verificar o alinhamento estratégico dos clubes ao seu Ambiente de Negócios. Com base nos resultados da pesquisa, constatou-se que o Cruzeiro Esporte Clube, além de apresentar um número maior de variáveis alinhadas ao seu Ambiente de Negócios, tem procurado ajustar os seus recursos e seus processos com as estratégias de atuação no mercado. O Clube Atlético Mineiro, por sua vez, dispõe de um número menor de variáveis alinhadas ao ambiente de negócios decorrentes de instabilidades internas verificadas no período, bem como a falta de títulos significativos nos campeonatos que disputou.

Endereço: http://repositorio.ufla.br/handle/1/2488?mode=full

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.