Alma do Espetáculo ou Público Pagante? Uma Análise Culturológica Sobre as Representações do Torcedor de Futebol na Mídia Esportiva Impressa

Por: David Cintra Sobrinho.

2005 19/12/2005

Send to Kindle


Resumo

A presente dissertação apresenta uma análise com bases em teorias culturalistas sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa. Dividido em quatro capítulos, o texto inicialmente reflete sobre questões teóricas e metodológicas acerca da mídia e sua importância enquanto espaço de construção de significados e identificações. Busca-se um diálogo entre conceitos de duas correntes distintas de análise da comunicação: a Teoria Crítica e os Estudos Culturais. Ainda no campo conceitual abordam-se parâmetros lingüísticos como referência para análises de fenômenos midiáticos e a idéia de jogo. Apresenta-se ainda as origens do futebol no mundo e no Brasil. A partir destes pressupostos busca-se compreender quem são os torcedores enquanto sujeitos sociais, simbolicamente construídos. Acrescenta-se uma trajetória histórica sobre os modos de torcer e as relações conflituosas entre torcedores e mídia. Para finalizar, são apresentadas impressões de torcedores de futebol, que possuem em comum o fato de serem também leitores de uma mesma publicação - especificamente, a editoria de esportes do Jornal da Cidade - e que, por suas posturas, podem ser considerados sujeitos representativos do campo receptivo. Após o percurso analítico, nota-se que o torcedor é elemento-chave do universo futebolístico, porém, nem sempre é assim percebido na mídia impressa, em que aparece como sujeito passivo, sem voz ativa, apesar de sua importância para a construção do fenômeno futebol-espetáculo. Identifica-se assim uma lacuna no jornalismo esportivo impresso, em que se desconsidera a voz dos torcedores na configuração do futebol enquanto espetáculo e para quem, em última análise, o jornalista escreve.

Endereço: http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/50895

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.