Resumo

INTRODUÇÃO: A síndrome femoropatelar (SFP) é uma desordem dolorosa comum do joelho e para seu tratamento normalmente são utilizados exercícios de fortalecimento do músculo quadríceps femoral, sendo que poucos trabalhos encontrados na literatura investigaram os efeitos diretos do alongamento muscular. 
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do alongamento muscular segmentar no tratamento de pacientes com SFP. 
MÉTODOS: Participaram do estudo 12 voluntários com SFP, dominância de membro inferior direito e idade média de 20 anos. As variáveis funcionais avaliadas antes e depois do tratamento foram: ângulo Q, intensidade da dor, capacidade funcional pela escala de contagem de Lysholm, sensação de posição articular (SPA) a 40 e 50 graus de flexão do joelho, trabalho total e momento de força concêntrico dos músculos quadríceps femoral e isquiotibiais a 60 e 180º/s. Após a avaliação inicial, foi realizado o tratamento que consistiu em alongamento muscular segmentar bilateral dos músculos isquiotibiais, tríceps sural e quadríceps femoral, com duração de 30 segundos e 10 repetições para cada músculo. As variáveis avaliadas antes e após o tratamento foram analisadas pelo teste t para amostras dependentes (α < 0,05). 
RESULTADOS: Todas as variαveis apresentaram diferença significante após o tratamento (p < 0,05), exceto o momento de força e trabalho total dos músculos extensores a 60°/s, trabalho total dos extensores e flexores a 180º/s e a SPA a 50 e 40 graus de flexão do joelho. 
CONCLUSÃO: Os resultados desta pesquisa permitem inferir que o tratamento com alongamento muscular segmentar possibilita melhoras de vários sinais e sintomas apresentados pelos pacientes com SFP, como alinhamento, dor e função do joelho

Acessar