Alterações Morfológicas e Biomecânicas no Músculo Quadriceps Femoris em Crianças de Idade Escolar Durante a Execução de Exercícios Isométricos e Isocinéticos

Por: G. Knipshe e L.cupriks.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.3 - n.3 - 2003

Send to Kindle


Resumo

RESUMO Alterações morfológicas e biomecânicas no músculo quadriceps femoris em crianças de idade escolar durante a execução de exercícios isométricos e isocinéticos. O sucesso no desporto é determinado de forma decisiva por capacidades motoras como a força, a velocidade, a resistência e a coordenação (1). Na maior parte dos desportos o mais importante não é a força absoluta mas a sua utilização no tempo. Por isso, a avaliação do nível das capacidades de velocidade e de força e o seu posterior desenvolvimento é muito importante quando se procura recrutar crianças para o desporto (2, 3). Trinta e cinco crianças em idade escolar de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, participaram no nosso estudo. As alterações nos desempenhos de força do quadriceps femoris foram monitorizadas com a ajuda do dinamómetro REV 9000, da “Technogym” o que permitiu avaliar, visualmente, o processo de contração e relaxação muscular, bem como a importância da força e das alterações na velocidade de desempenho em períodos de tempo determinados. A análise estatística dos resultados mostrou grandes diferenças na força máxima e na velocidade de relaxação. A comparação das curvas de contracção e de relaxação permitiu-nos distinguir diferentes variantes na relação entre a relaxação e a contracção musculares: (i) crianças com contracção e relaxação musculares muito rápidas; (ii) crianças com contracção e relaxação musculares rápidas; (iii) crianças com contracção muscular rápida, mas com relaxação lenta; (iv) crianças com contracção muscular lenta, mas com relaxação rápida; e (v) crianças com contracção e relaxação musculares lentas. Palavras-chave: força muscular, exercícios isométricos, exercícios isocinéticos, crianças.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.