Alterações Morfológicas Relacionadas à Idade em Mulheres Idosas

Por: Cosme Franklim Buzzachera, Elisa César Ribeiro dos Santos, Maressa Priscila Krause, Sérgio Gregório da Silva e Tatiane Hallage.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.8 - n.2 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi apresentar o perfil morfológico em diferentes faixas etárias de mulheres idosas. A amostra foi constituída de 1016 indivíduos do sexo feminino, com idade superior a 60 anos. Foram mensuradas as seguintes variáveis antropométricas: massa corporal, estatura e circunferências, dobras cutânease posterior cálculo do percentual de gordura. Os valores médios das variáveis: massa corporal, estatura, índice de massa corporal, circunferências e dobras cutâneas das mulheres mais jovens reduziram, quando comparadas às mais idosas. Os declínios mais expressivos ocorreram nas circunferências de braço, coxa média e panturrilha medial, indicando, possivelmente, uma menor massa muscular em populações mais idosas. Apesar dos valores médios do índice de massa corporal classificar em as mulheres idosas, predominantemente, com sobrepeso, parece que os indivíduos que alcançam as idades mais avançadas são aqueles que apresentam menor adiposidadecorporal. Sugere-se que futuros estudos busquem investigar essas modificações em diferentes populações, como os idosos do sexo masculino.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3877

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.