Alterações no Estado de Humor e na Modulação Autonômica Cardíaca Provocadas Pela Perda Ponderal em Modalidades Esportivas de Combate

Por: Bruno Nascimento-carvalho, érico Chagas Caperuto, Iris Callado Sanches, João Eduardo Izaias, Katia Bilhar Scapini, Márcio Flávio Ruaro e Ney Roberto de Jesus.

42º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE

Send to Kindle


.Resumo

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do processo de perda ponderal na composição corporal, estado de humor e modulação autonômica cardíaca em lutadores de modalidades esportivas de combate que realizam o processo de perda ponderal em comparação com atletas que não realizam este processo. MÉTODOS: Para isso, foram avaliados 8 lutadores que não realizaram perda ponderal (idade 26,67 2,19 avoo; REGo 73,53±3,38kg; altura 173±1,42cm), e 8 lutadores que realizaram o processo de perda ponderal (idade 21,63 ± 1,50 avoa; peso 71.25 +ou-3.54 e altura 174.3+ou-3.25), foram avaliados 14 dias antes do combate (pré) e 1 dia antes da competição (pós). Foram realizadas avaliações de peso corporal, altura, cálculo do IMC, estado de humor (escala de humor de Brums), pressão arterial através de medidor digital, e foi realizado registro de 20 minutos da frequência cardíaca, para análise da modulação autonômica cardíaca (variabilidade da frequência cardíaca). Os dados foram comparados através da Anova Two-way com grau de significância de 5%. RESULTADOS: O processo de perda ponderal induziu redução da modulação parassimpática cardíaca (DP-IP) e aumento dos estados de Fadiga e Raiva nos lutadores que realizaram a perda ponderal. Não ocorreram modificações significativas na modulação simpática, balanço simpato-vagal e nos outros estados de humor. CONCLUSÃO: O processo de perda ponderal desencadeou alterações no estado de humor e na modulação autonômica cardíaca dos atletas, aumentando o risco cardiovascular a longo prazo, evidenciando a necessidade de acompanhamento multidisciplinar contínuo no preparo destes atletas.

Endereço: http://celafiscs.org.br/

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.