Resumo

Todo esporte provoca alterações fi siológicas, psicológicas, cognitivas e sociais em seus praticantes. Muito pouco se sabe sobre os efeitos psicológicos do uso de equipamentos em um treino de ginástica artística. O presente estudo procurou identifi car alterações nos estados de ânimo em crianças praticantes de ginástica artística comparando atividades em aparelhos com outras realizadas apenas no solo, objetivando descobrir o papel dos aparelhos como fator motivador da prática. Estados de ânimo são considerados como o tônus afetivo do ser humano, tendo a capacidade de alterar a forma como o mesmo percebe as experiências reais, ampliando ou reduzindo seus impactos. Eles são gerados por uma ação externa que faz com que os as pessoas sintam ou não satisfação em realizar certa atividade física, sendo essa sensação duradoura. O experimento foi realizado coletando os estados de ânimo dos ginastas através da Lista de Estados de Ânimo Reduzida e Ilustrada de Volp (2000) antes e após duas aulas de uma hora de duração cada: uma utilizando aparelhos (paralelas simétricas e assimétricas, trave de equilíbrio, mesa de saltos, mini trampolim e cogumelo) e outra apenas no tablado de solo. A amostra foi composta de doze crianças na faixa etária de 8 a 12 anos, praticantes de ginástica artística há pelo menos um ano, devidamente autorizadas pelos pais. Os dados foram tratados, após teste de normalidade de Shapiro Wilk, pelo teste t de Student pareado (p ≥ 0,05). Os resultados mostraram que, dos sete estados de ânimo positivos da lista, houve aumento estatisticamente signifi cativo em quatro após a aula com aparelhos e em apenas um na aula de ginástica no solo. Os sete estados de ânimo negativos não apresentaram alterações estatisticamente signifi cativas em nenhuma as aulas. Concluiu-se que o uso dos aparelhos da ginástica artística foi fator determinante para o aumento dos estados de ânimo positivos de seus praticantes, podendo ser considerado como fator motivador