Alterações no Padrão de Actividade Física em Função da Urbanização e Determinantes Socio-culturais: Um Estudo em Crianças e Jovens de Maputo (moçambique)

Por: André Seabra, Antonio M. Prista, José Maia, Leonardo Nnhantumbo, Saide Manasse e Sílvio Saranga.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.16 - n.2 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Após décadas de guerra, Moçambique conheceu abruptas transformações sócias económicas como consequência do restabelecimento da paz no país. O objectivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto dessas alterações nos hábitos da actividade física das crianças e jovens da Cidade Maputo. Para o efeito, foi utilizada a informação disponível em dois estudos transversais, sendo um realizado em 1992 (estudo 1), durante o período da guerra, e outros em 1999 (estudo 2) 7 anos depois do acordo de paz. A amostra do Estudo 1 era constituída por 554 sujeitos (254 meninos e 300 meninas) e a do Estudo 2 por 1740 sujeitos (804 meninos e 936 meninas), ambas com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos. Para avaliação da actividade física, em ambos os estudo, foi realizada através de um questionário construído e validado para a população em idade escolar de Maputo o qual produz um Coeficiente de Actividade (CA) por tipos de actividade, nomeadamente actividades domésticas, jogos recreativos, desporto formal e marcha. As comparações entre as duas amostras foram realizadas através da análise covariância utilizando o programa SPSS. Os CA domésticas, jogos recreativos e marcha diária foram significativamente superiores no estudo 1 em ambos os sexos, com especial incidência nas idades mais precoces. Os CA das actividades desportivas formais foram mais elevados no estudo 2, enquanto que o CA global foi significativamente mais elevado no estudo 1 em todas as idades e sexo. Os resultados sugerem uma redução abrupta dos níveis de actividade física em apenas 7 anos associado a um galopante urbanismo que se reflectiu no aumento da mecanização e na redução dos espaços livres para a prática de actividades lúdicas.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1125

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.