Alterações Posturais de Alunos de 5ª e 6ª Séries do Ensinofundamental

Por: Adriana Ribeiro de Oliveira Napoleão do Rêgo e Fabiana Rodrigues Scartoni.

Fitness & Performance Journal - v.7 - n.1 - 2008

Send to Kindle


Resumo

ntrodução: O objetivo deste estudo foi descrever as alterações posturais da coluna vertebral, ombros, joelhos, pés e cintura pélvica; a prevalência de dorsalgias; os hábitos de transporte de mochila e a quantidade de horas de permanência na posição sentada durante o dia, em alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. Materiais e Métodos: Foram avaliados 47 alunos voluntários, sendo 66% do sexo masculino e 34% do sexo feminino, com idade média de 13±2 anos. Realizou-se a análise nos planos frontal em visão anterior e posterior e no plano sagital direito e esquerdo, de forma estática, posicionados atrás do simetógrafo. Aplicou-se um questionário e uma ficha de avaliação postural, bem como analisou-se o tipo de escoliose com a flexão anterior do tronco em pé e a pesagem das mochilas. Resultados: Os resultados apontam a prevalência de dorsalgia na região da coluna vertebral e média de permanência na posição sentada de 5±2h/dia, bem como o hábito de conduzir mochilas com peso excessivo. As alterações posturais de maior evidência detectadas foram a escoliose e o desnivelamento de espinha ilíaca anterior superior em 51% dos alunos, os joelhos varo e valgo em 34%, a protusão de ombros em 36%, a anteriorização da cabeça em 24% e o varismo e valguismo dos pés em 32%. Discussão: O estudo sugere a prática rotineira da avaliação postural nesta faixa etária e a adoção de um programa educativo postural, visando prevenir o aparecimento e desenvolvimento de alterações posturais severas ou de difícil tratamento na fase adulta

Endereço: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2934183

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.