Alterações Posturais em Escolares do Ensino Fundamental de Uma Escola de Teutônia/rs

Por: Bruna Nichele da Rosa, Cláudia Tarragô Candotti, Juliana Adami Sedrez, Kaanda Nabilla Souza Gontijo, Matias Noll e Tássia Silveira Furlanetto.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.20 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar, por meio da fotogrametria, se existe diferença na prevalência de alterações posturais entre os sexos, masculino e feminino, e verificar se existe um aumento desta prevalência com o avanço da idade em escolares do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Teutônia, Rio Grande do Sul. A amostra, composta por 65 escolares, foi submetida a uma avaliação postural, a qual consistiu na palpação e marcação de pontos anatômicos, com marcadores reflexivos, no plano sagital (PS) e plano frontal (PF). Em seguida, ocorreram registros fotográficos dos indivíduos em ortostase, no PS (na posição de perfil direito) e no PF (na posição de costas). As imagens foram digitalizadas e analisadas pelo software DIPA, sendo obtidas informações quantitativas da postura. Os resultados analisados por meio de estatística descritiva demonstraram que as principais alterações encontradas foram: (1) no PS, desequilíbrio anterior (53,8%), hiperlordose lombar (46,2%), hipercifose dorsal (40%), coluna cervical anteriorizada (36,9%); e no (2) PF, escoliose (63,1%), desalinhamento dos ombros (36,9%), desequilíbrio corporal direito (32,3%) e joelho valgo (24,6%). Os resultados demonstraram também que (1) existe diferença significativa entre os sexos apenas no PS no equilíbrio corporal e na postura da coluna dorsal, e que (2) não existe diferença significativa entre os grupos etários para todas as variáveis nos planos PS e PF. Concluiu-se que a prevalência de alterações posturais nesse grupo de escolares foi alta, estando em acordo com a literatura, o que sugere a necessidade da implantação de programas educativos e preventivos no contexto escolar.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3279

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.