Resumo

Neste trabalho objetivamos identificar como a alteridade vem sendo abordada nos estudos sobre educação física escolar e ensino fundamental, descortinando o estado da questão de uma dissertação, ora intitulada, Pedagogia da Alteridade e práxis educativa na educação física escolar, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROEF) do Polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). O estado da questão (EQ) como movimento de pesquisa pretende contribuir para o rigor científico e a criticidade no mergulho bibliográfico realizado pela pesquisadora, a fim de revelar o estado atual da questão da dissertação e suas contribuições para o campo da ciência na temática, fundando a relevância científica. A pergunta geradora mobilizada na dissertação é: Como constituir uma práxis educativa pautada na pedagogia da alteridade na Educação Física Escolar (EFE)? Desse modo, julgamos relevante fazer um inventário bibliográfico sobre a categoria central alteridade articulada a EFE. Como primeira imersão na literatura, realizamos uma busca nos meses de junho e julho de 2022 no Portal de Periódicos de Capes, utilizando o entrecruzamento dos descritores: alteridade AND “educação física escolar”, reconhecendo o boleano AND e a utilização das aspas nos nomes compostos, totalizando trinta e três (33) artigos. Os critérios de exclusão adotados circunscreveram: 1- trabalhos repetidos na busca (4); 2- descaracterização do tipo de trabalho, a exemplo de editoriais e comunicação com indisponibilidade do texto na íntegra (6), 4- trabalhos em distanciamento do objeto temático para a EFE (12). Conforme estes critérios, obtivemos onze (11) trabalhos em aproximação a alteridade e sua relação com educação física escolar e ensino fundamental. Como movimento analítico, estabelecemos a percepção sobre os marcadores/sincronizadores da alteridade; a temporalidade dos estudos, e os autores de referência que matizam essa categoria.

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