Altura Percentual do Centro de Gravidade e Número de Quedas em Idosos Ativos e Sedentários

Por: Fernanda Ferreira, Fernanda Veruska Narciso, Mário Antonio Baraúna, Nádia Carla Cheik, Roberto Sérgio de Tavares Canto, Sílvio Soares de Santos e Vanessa Silva Lemos.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.12 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

No envelhecimento, verifica-se modificações no metabolismo energético, resultando em aumento da gordura corporal, diminuição da massa muscular e da estatura o que pode levar às alterações no posicionamento do Centro de Gravidade (CG) e consequentes quedas. Os objetivos do presente estudo foram: identificar a altura percentual do CG e o número de quedas (NQ) sofridas pelos idosos nos últimos 12 meses, compará-los entre o grupo de idosos ativos e sedentários e correlacioná-los com as variáveis antropométricas (massa corporal, estatura e IMC). A amostra foi composta por 102 idosos de ambos os sexos, com idade entre 60 e 84 anos, entre eles, 64 ativos e 38 sedentários. Foram avaliados dados antropométricos, NQ, nível de atividade física dos idosos sedentários e altura percentual do CG. Foram realizados cálculos de média e desvio padrão e as correlações entre as variáveis foram verificadas através da aplicação do Coeficiente de Correlação de Pearson. Identificou-se que a altura percentual do CG dos idosos ativos encontra-se a 57,54% ± 2,57% e dos idosos sedentários a 57,47% ± 1,94% de sua altura, não foram observadas correlações significativas da altura percentual do CG com nenhuma das variáveis antropométricas e com NQ nos idosos de ambos os grupos. Pode-se concluir que os idosos apresentam valor do CG acima do considerado fisiológico (55%), não houve associação significativa entre a altura percentual do CG, as variáveis antropométricas e o NQ.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2010v12n4p302

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.