Ambiente Comunitário Para Atividade Física de Jovens: Uma Revisão Sistemática do Report Card Brasil 2018.

Por: Gabrielli Thais de Mello, Giseli Minatto, Marcus Vinicius Veber Lopes, Sofia Wolker Manta e Valter Cordeiro Barbosa Filho.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.20 - n.4 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Objetivou-se identificar evidências das prevalências de indicadores do ambiente comunitário relacionado a atividade física (AF) de jovens brasileiros. A revisão sistemática utilizou-se de oito bases de dados (PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS, SPORTDiscus, BIREME, Scielo, and Google Scholar), com descritores em Português e Inglês. As variáveis de ambiente e comunidade incluem acesso, presença, proximidade, qualidade, segurança e poluição de/ em espaços, estruturas, programas disponíveis para AF. Foram extraídos os dados de prevalência de jovens (maiores de 18 anos), que podem ser medidos subjetivamente e/ou objetivamente. No total, 23 documentos foram incluídos (n=2; relatórios nacionais), sendo 15 estudos diferentes. Houve mais estudos na região Sul (n=8), seguido do Nordeste (n=3) e Sudeste (n=3). O uso de instrumento auto relatado foi mais utilizado (n=15). Os estudos reportaram prevalências de percepção (positiva e/ou barreira) para acesso a estruturas, programas e/ou parques (n=13); presença de calçadas e ciclovias (n=4); proximidade com a residência (n=5); qualidade (n=5); segurança para crimes e trânsito (n=14) e poluição (n=6); quantidade de espaços e/ou estruturas no entorno da residência (n=1); e observação de adolescentes utilizando espaços públicos para AF (n=3). As taxas de prevalência apresentaram alta variabilidade de acordo com os indicadores do ambiente. Estudos na região Norte e Centro-oeste do país são inexistentes. As medidas de ambiente são distintas nos estudos com auto relato, o que dificulta a comparabilidade dos dados. Até o momento, não foi identificado estudos que forneçam informações sobre prevalências de medidas do ambiente utilizadas de maneira combinada (percebida e objetiva).

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1980-00372018000400543&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.