Ambiente de jogo e ambiente de aprendizagem no processo de ensino dos jogos esportivos coletivos: desafios no ensino e na aprendizagem dos jogos esportivos coletivos

Parte de JOGOS DESPORTIVOS: formação e investigação . páginas 134 - 171

Resumo

As investigações em pedagogia do esporte, sobretudo no que tange à metodologia para o ensino dos jogos esportivos coletivostem avançado no sentido da valorização do jogo em sua totalidade, fundamentando o processo de ensino e aprendizagem orientado pelo princípio e pelo processo organizacional da lógica do jogo, materializada na dimensão estratégico- -tática (BAYER, 1994; GARGANTA, 1995; ARAUJO, 2003; GALATTI, 2006; REVERDITO; SCAGLIA, 2007; REVERDITO; SCAGLIA; PAES, 2009; LEONARDO; SCAGLIA; REVERDITO, 2009;  COSTA et al., 2010; CAZARIN et al., 2011; SCAGLIA; REVERDITO, 2011; SCAGLIA et al., 2011; FRADUA et al., 2012), subordinando a lógica didática às categorias de problemas do jogo. Muitos destes estudos acerca dos jogos esportivos coletivos, na ótica da ciência contemporânea, primam pelo processo organizacional do jogo, a partir de pressupostos das teorias ecológico-sistêmicas e da complexidade (GIBSON, 1979; BATESON, 1986; 2006; GRÉHAIGNE; BOUTHIER; DAVID, 1997; GARGANTA; GRÉHAIGNE, 1999; ARAÚJO; DAVIDS; SERPA, 2005; ARAÚJO, 2006; ARAÚJO; DAVIDS; HRISTOVSKI, 2006).