Ambiente Escolar e Prática de Atividade Física Acumulada em Jovens Brasileiros Escolarizados.

Por: Antonio Evaldo dos Santos, Josiene de Oliveira Couto, Josivan Rosa Santos, Kenia Rejane de Oliveira Batista, Mona Gizelle Dreger de Oliveira, Raphael Henrique de Oliveira Araújo e .

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.20 - n.4 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Objetivou-se verificar a associação entre ambiente escolar e atividade física acumulada em adolescentes brasileiros. Estudo com dados secundários da “Amostra 1” da terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, com 102072 crianças e adolescentes matriculados no nono ano do Ensino Fundamental. Foram abordadas questões sobre características do ambiente escolar e a oferta de oportunidades de práticas de atividade física, com foco nas informações sobre a estrutura da atividade física e sobre a prática regular de atividades físicas acumuladas. As variáveis foram organizadas a partir da estrutura das escolas e oportunidades para a prática de atividades físicas, enquanto a atividade física acumulada foi utilizada como variável desfecho. Os dados foram analisados a partir de um modelo de regressão logística binária, organizado em modelos brutos e ajustados, com nível de significância de 5%. Os dados foram analisados no SPSS for Windows, versão 22.0. Os resultados indicam que, a partir do ajuste das variáveis, houve associação entre a prática de atividade física acumulada e a existência de quadra poliesportiva sob condições de uso (OR=1,22; IC95%=1,18-1,26), ou presença de pátio para uso de aulas de educação física (OR=1,04; IC95%=1,01-1,06). Foi verificada associação entre a oferta de atividades físicas variadas, exceto as aulas de educação física, e a prática de atividade física acumulada (OR=1,05; IC95%=1,02-1,08). A existência de quadra de esportes/pátio nas escolas e a oferta de atividades físicas extracurriculares estão associadas à prática de atividade física acumulada em jovens estudantes brasileiros

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1980-00372018000400563&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.