Ambiente Para Esporte de Lazer na Escola: Uma Investigação Sobre o Planejamento de Um Modelo com a Participação dos Futuros Usuários, Numa Escola de Ijuí - Rs.

Por: Wilton Orlando Trapp.

225 páginas. 1982

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve por objetivo propor a transformação de uma escola e de uma praça situada em frente a ela num ambiente multifuncional para a prática do Esporte de Lazer, através de uma nova forma de planejamento e de inovações na construção de áreas de lazer e instalações esportivas. Participaram da pesquisa 165 indivíduos, divididos em 4 estratos representados por professores, alunos, pais e moradores do bairro. Como estratégia inicial, foi realizado um levantamento da situação nos locais da pesquisa, que constou de um inventário completo desses locais em relação às áreas físicas e funcionamento. De posse desses dados e utilizando critérios de atividades, aparelhos, mudanças e distribuição de diferentes zonas, desenvolveu-se uma planta inicial contendo as modificações propostas. Para obtenção dos dados de opinião elaborou-se um instrumento que constou de um questionário com uma parte teórica e desenhos de aparelhos e instalações. Para representar os usuários e discutir aspectos do planejamento, constituiu-se um grupo de trabalho interdisciplinar. Os resultados foram analisados quantitativamente através de testes de significância entre duas ou mais variáveis. A análise dos resultados ofereceu subsídios para a discussão com o grupo de trabalho sobre a planta final. Através da análise é valido supor-se que a deficiência da escola e da praça em ambiente para lazer multifuncional é responsável pela falta de movimento de professores, pais e moradores nas horas livres, pela não freqüência aos locais nas horas livres, pela pouca participação nas reuniões do Círculo de Pais e Mestres e promoções da escola, pelo desejo de realizar atividades em conjunto, pela necessidade do lazer ativo para a saúde, pela necessidade de um local para Esporte de Lazer no bairro e pelo desejo de melhorar o "clima" da escola. Dentro dos objetivos deste estudo decidiu-se, em reunião com o grupo de planejamento, desenvolver um modelo de organização e uso do ambiente. Com base nos resultados e no referencial teórico, propôs-se sugestões às escolas, organismos educacionais, administrações municipais e SEED-MEC no sentido de adotar as propostas do presente estudo como diretrizes para a construção de novas escolas e modificação das atuais. A importância maior desse estudo foi de propor a escola como modelo de ambiente para Esporte de Lazer e centro comunitário de educação para a vida, lazer e esporte permanente, através de inovações em planejamento e construção de áreas de lazer.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=300&listaDetalhes%5B%5D=300&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.