Ampliando o Campo de Intervenção da Educação Física Escolar a Partir da Análise da Escada da Aptidão Para Toda a Vida

Por: , Gabriela Aragão Souza de Oliveira e Marcos Santos Ferreira.

Pensar a Prática - v.8 - n.1 - 2005

Send to Kindle


Resumo

Este artigo objetiva analisar o modelo da Escada da Aptidão para Toda a Vida (EATV) à luz do ideário da Promoção da Saúde (PS) e da Cultura Corporal do Movimento (CCM), no sentido de ampliar a proposta de Educação Física Escolar (EFE). Primeiramente, constatamos que a EATV enfatiza a aquisição de saúde via aptidão física; ignora aspectos sócio-políticos e econômicos da saúde; não supera a relação causal entre exercício e saúde; e fragmenta os seus conteúdos. Num segundo momento, sugerimos um redirecionamento da EATV através da exposição de uma Proposta Temática para a EFE, que pressupõe a transmissão de outros conteúdos, visando à formação de um aluno crítico no que concerne ao consumo da CCM. 

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/16060/9847

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.