Resumo

Duas conquistas recentes que ampliam a atuação do Profissional de Educação Física merecem ser divulgadas e comemoradas pela categoria. Elas referendam uma nova fase em que Profissional atua também nas equipes de Saúde da Família e da Atenção Psicossocial do Ministério da Saúde

A primeira delas, publicada no último dia 22 de agosto do ano passado inclui o Profissional de Educação Física na tabela de Serviços Especializados do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) para atuação no serviço de atenção Psicossocial do Ministério da Saúde, destinada a tratamento para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso do crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde. A outra, datada de 11 de março de 2013, que cria uma terceira modalidade de equipe do Núcleo de Saúde da Família (NASF 3), consolida, através de documento legal, a nossa atuação fazendo com que a Educação Física se configure entre as cinco profissões que mais aparecem nas equipes do NASF. Sem dúvidas, ampliar a atuação profissional é algo muito positivo, mas na prática, o que isto significa?

Quem responde é um dos profissionais que mais lutaram pela inclusão da Educação Física no NASF e Mestre em Educação Física e Sociedade, Alexandre Rosa [CREF 052922-G/SP], “Primeiro, o NASF constitui-se como a principal porta de entrada dos profissionais de Educação Física no SUS. Com a criação da terceira modalidade isto será ampliado. Segundo, exige uma preocupação ainda maior com a preparação e formação profissional para os princípios do SUS”, esclarece.
 

Acessar Arquivo