Anacronismo e Neocolonialismo: Distorções do Currículo Cultural da Educação Física

Por: .

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

No presente estudo discutimos as representações dos professores de Educação Física que, voluntariamente, participaram de um processo investigação em contexto, com o objetivo de construir e desenvolver currículos inspirados na teorização cultural. Adotando a bricolagem como método de pesquisa, os registros das reuniões quinzenais foram entretecidos com os relatos das práticas pedagógicas. Ao recorrer aos Estudos Culturais para tessitura das interpretações do referencial empírico, foi possível considerar as noções que emergiram como decorrentes de processos formativos anacrônicos e de posicionamentos neocoloniais com relação ao patrimônio cultural dos estudantes.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/618

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.