wAnais do 17º Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Por: (Organizador), Helena Cristina Baguinho Bento (Organizador), (Organizador), (Organizador), Teresa Cristina da S. T. Marinho (Organizador) e (Organizador).

XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A Comissão Organizadora do XVII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, a realizar na UECE-Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, de 25 a 28 de setembro de 2018, incumbiu-nos de tomar em mãos a edição de um livro destinado a refletir sobre o tema abrangente que preside ao evento. Como é notório, o mundo, a vida e a sociedade encontram-se numa encruzilhada de caminhos, propensa a escolhas perigosas, dada a desorientação reinante e a caducidade das soluções até agora vigentes, responsáveis pela grave crise da conjuntura presente. A sociedade contemporânea afoga-se em cansaço e exaustão física, psicológica e moral. Cada um transporta às costas o seu próprio campo de concentração. É uma ‘sociedade desorientada’, carente de um alfabeto que nos ajude a entender este tempo. O lema do congresso, transcrito propositadamente do título de uma encíclica do Papa Francisco, reflete o estado de inquietude em que vivemos, e quer chamar a atenção para a dolosa e inaceitável atitude de alheamento da Universidade e dos seus membros em relação à situação. Com efeito, sendo a Universidade a instituição intelectual suprema, não é compreensível, nem tolerável o abismo do pasmo, da indiferença, da demissão e do conformismo para o qual se deixou arrastar. Quem, melhor e mais apropriadamente do que a Universidade, as suas Escolas e os seus docentes, pode e deve formular, divulgar e adotar posições sobre esta era crepuscular e sobre o futuro desejável?

Endereço: https://www.congressocdefplp2018.com/livros

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.