Resumo

Iniciado em 1993 por professores e estudantes da Pós-graduação Strictu Senso da Faculdade de Educação Física da Unicamp, o Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física já teve oito edições ocorridas no sul e sudeste do País.

O grupo de história da Unicamp, como foram chamados os professores e estudantes que criaram o evento, vem produzindo ao longo desses anos uma série de pesquisas que são veiculadas nos Anais, consultados amplamente por profissionais de diversas áreas do conhecimento, que atuam nas mais diversificadas instituições de ensino superior.

De modo que o seu público alvo não se limita apenas aos profissionais da Educação Física, atingindo também historiadores e cientistas sociais que investigam esse grande fenômeno da modernidade que é o esporte. Dada a importância acadêmica e científica do Grupo de História do Esporte/Unicamp, recentemente conseguimos um espaço significativo na ANPUH (Associação Nacional dos Historiadores), o que demonstra o respeito pela nossa produção do conhecimento na historiografia.

Considerando que a maioria dos eventos deste porte tem se concentrado no sul e sudeste do Brasil, a 9ª edição do Congresso de História do Esporte ocorrerá no Nordeste, em Recife-PE, e se impõe como uma necessidade acadêmica e profissional para essa região, que contará com a aproximadamente a participação de 200 congressistas, pesquisadores, professores e estudantes de graduação e Pós-Graduação.

Além do oferecimento de mini-cursos, para a capacitação de profissionais, a principal problemática a ser debatida no evento será: Quais os métodos e as fontes da história e das ciências sociais possíveis de produzir conhecimento acerca do esporte, do lazer e da Educação Física? 

De modo que os resultados das pesquisas e o debate acerca da problemática serão publicados nos Anais e veiculados entre as principais instituições de ensino superior. 

Arquivo