Resumo

APRESENTAÇÃO

A organização do II Encontro Nacional de Historiadores do Esporte torna público os Anais do evento. Nele encontra-se uma pequena amostra dos trabalhos que foram apresentados ao longo da realização das sessões.

Em função da pandemia de Sars-CoV-2, o II Encontro Nacional de Historiadores do Esporte realizou-se, de forma virtual, entre os dias 12 e 14 de agosto de 2020. O evento foi organizado graças a uma parceria firmada entre a Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ, por meio de seu Programa de Pós-Graduação em História, e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, representada pelo seu Departamento de História, com apoio do Ludopédio, o maior repositório virtual de conteúdo acadêmico sobre o futebol da América Latina.

O Encontro Nacional de Historiadores do Esporte foi criado com o objetivo de reunir, em anos pares, os pesquisadores que frequentam bienalmente, nos anos ímpares, o Simpósio Temático História do Esporte e das Práticas Corporais no âmbito do Simpósio Nacional de História. A iniciativa tem duas motivações. Primeiro, uma avaliação positiva das atividades do ST História do Esporte/ANPUH, que vem se reunindo a cada dois anos desde 2003. Tais encontros têm sido cada vez mais interessantes e ricos; avaliamos que a qualidade média dos trabalhos também tem crescido. Em segundo lugar, atender a demanda de uma nova possibilidade de encontro dos pesquisadores e discussão de suas investigações, de forma que, após o encontro realizado em anos ímpares, não esperemos dois anos para nos reunirmos novamente.

Nesta segunda edição, o Encontro foi realizado de forma online e gratuita, programado pela plataforma StreamYard, transmitido por meio dos canais do YouTube do Curso de História da PUC-Minas e do Ludopédio. Contamos com 377 inscritos, dos quais 79 apresentadores de trabalhos e 298 ouvintes. No universo das apresentações, embora predomine as temáticas relacionadas ao futebol, a história e a memória de diversas outras modalidades esportivas foram discutidas por abordagens que mobilizaram aspectos culturais, sociais e políticos.

Diante da diversidade e da qualidade dos trabalhos, a Comissão Organizadora do II Encontro Nacional de Historiadores do Esporte espera ter cumprido seus objetivos de promover a fruição do conhecimento científico para além dos muros da universidade, em tempos em que a ciência é atacada por quem deveria promovê-la.

Comissão Organizadora do II Encontro Nacional de Historiadores do Esporte

Arquivo