Anais do III Congresso Estadual de Educação Física na Escola: Educação Física Escolar: o Que Temos a Falar Sobre Didática?

Por: Derli Juliano Neuenfeldt (Organizador) e Silvane Fensterseifer Isse (Organizador).

172 páginas. Ed. da Univates. 2014

Send to Kindle


Sobre a Obra

APRESENTAÇÃO

O III Congresso Estadual de Educação Física na Escola, promovido pelo Curso de Educação Física – Licenciatura do Centro Universitário Univates, foi realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2014. O Congresso teve como objetivo contribuir para a qualificação dos professores da área da Educação Física Escolar, desenvolvendo a cultura da reflexão e do debate acadêmico. Além disso, objetivou-se a socialização de investigações e práticas pedagógicas, através da apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências docentes na área da Educação Física e afins, além de vivências corporais por intermédio de oficinas. A qualificação docente, através do estímulo à produção científica e ao compartilhamento de experiências de ensino, pesquisa e extensão, teve como intuito a potencialização da Educação Física no campo escolar. Nesse sentido, o III Congresso Estadual de Educação Física na Escola se constituiu em espaço e tempo de formação continuada, em que estudantes e professores compartilharam suas experiências, questionamentos, reflexões e proposições.

O evento teve como temática: “Educação Física Escolar: o que temos a falar sobre didática?” A mesa de abertura, que teve como título o tema do congresso, teve como palestrantes as professoras Dra. Denise Grosso da Fonseca, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Ms. Roseli Belmonte Machado, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Durante a realização da mesa, os congressistas foram convidados a refletir sobre as relações que a Educação Física tem estabelecido com o campo da Didática, em tempos de incertezas, mudanças e transitoriedades. A discussão sobre o quê, como, por que, para quê ensinar Educação Física na escola tem se dado, muitas vezes, de forma precária e gerado resistências. As palestrantes apontaram a necessidade de rediscutirmos, de reencantarmos o fazer docente, pensando de outros modos a escola contemporânea e o fazer docente.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.