Resumo

APRESENTAÇÃO

A realização do Fórum Internacional de Ginástica Geral, a cada dois anos, já faz parte da agenda daqueles que atuam nessa área, tendo contribuído com o desenvolvimento e a promoção da Ginástica Geral no Brasil e na América Latina. Desde 1999 o SESC, em parceria com a Faculdade de Educação Física da Unicamp, por meio do Grupo de Pesquisa em Ginástica Geral e do Grupo Ginástico Unicamp, com o apoio internacional da ISCA – International Sport and Culture Association dedicam-se a oferecer um espaço de informação, capacitação, reflexão e divulgação de pesquisas. Pela diversidade de sua programação e pela sua abrangência internacional propicia o intercâmbio e troca de experiências entre profissionais e grupos que praticam essa atividade.

A Ginástica Geral como uma prática inclusiva, possibilita a participação de todas as pessoas interessadas, sem restrições quanto à idade, sexo, condição física ou técnica. Congrega todas as possibilidades de expressão dentro do universo da Ginástica de forma livre e criativa, integradas às demais manifestações da cultura corporal como a dança, o circo, o teatro, os jogos, entre outras.

A riqueza da Ginástica Geral está em possibilitar diversas formas de trabalho, em que estilos, técnicas e tendências são permanentemente influenciados pelas tradições, símbolos e valores culturais de cada povo. Além de ser um espaço de expressão artística, tem como objetivos a promoção da saúde e a melhoria da condição física, sendo um meio educativo rico e privilegiado para a vivência de valores humanos de convivência social.

Além dos benefícios implícitos na movimentação corporal, a sua prática em grupo pode resultar num espetáculo, no qual a demonstração de composições coreográficas tem papel relevante e a ausência da competição é a garantia e o aspecto motivador da participação do maior número possível de pessoas.

Estes Anais reúnem os trabalhos de pesquisa apresentados em forma de pôsteres, vídeo-pôsteres e mostras pedagógicas, assim como palestras das mesas temáticas e documentos provenientes de três Encontros Preparatórios realizados nos meses de Abril, Maio e Junho de 2005. Os textos aqui inseridos certamente contribuirão para o crescimento da Ginástica Geral no continente americano, diminuindo as distâncias entre seus praticantes, abrindo novas possibilidades de prática e trazendo inspiração para novos sonhos e projetos.

Elizabeth Paoliello Faculdade de Educação Física - UNICAMP

Arquivo