Integra

Sua primeira versão (I CBAA) foi realizada em Balneário Camburiú/SC com a participação de cerca de 70 congressistas.

O II CBAA foi realizado na Universidade de Governador Valadares/UNIVALE – MG, norteando a temática “Atividades de Aventura e Desenvolvimento Regional”, sendo organizado em parceria do LEL com o Curso de Educação Física da UNIVALE.

A terceira edição do evento, III CBAA, aconteceu na cidade de Santa Teresa/ES, com organização do LEL juntamente com o Curso de Educação Física e do Núcleo Universitário de Ar Livre/NUAr. A temática do congresso foi “Conquistando Novas Vias”, tendo a participação de 230 congressistas, das diversas áreas que norteiam os estudos sobre as Atividades de Aventura.

IV CBAA (CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA) vai ao encontro de um dos campos mais difundidos pela educação física, ecologia e turismo no Brasil: as atividades de aventura na natureza, temática essa abordada também pela Rede de Ensino FTC em seus programas de extensão, a exemplo do FTC Verde e FTC Ativa.

O local escolhido pelos participantes do III CBAA na cidade de Santa Tereza/ES não poderia ter sido outro, senão a linda e pacata cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, palco de estudos em assuntos científicos referentes ao meio ambiente e qualidade de vida.

O IV CBAA - Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura  realizar-se-á entre os dias 01 e 04 de Julho de 2009. O evento promoverá o encontro de pesquisadores, professores, estudantes e profissionais ligados às Atividades de Aventura em todo o Brasil, tendo como tema central das discussões: Nas Trilhas do Conhecimento Sobre Aventura.

O evento propiciará momentos de debate acadêmico, por meio das conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos, com presença de pesquisadores de referência nacional e internacional, profissionais e estudantes. As oficinas permitirão momentos de vivência de Atividades de Aventura e reflexão sobre a prática profissional destas atividades, articuladas a questões pedagógicas, ambientais e mercadológicas. Ainda serão oferecidos momentos culturais e de confraternização entre os congressistas, permitindo a ampliação de contatos, a troca de informações e experiências.

A realização do IV CBAA é uma soma de esforços entre a Rede de Ensino FTC, Prefeitura Municipal de Mucugê e o Laboratório de Estudo do Lazer da UNESP - Campus de Rio Claro/SP, contando com a participação efetiva dos Colegiados de Cursos das Unidades da FTC - Vitória da Conquista/Itabuna-BA e do Programa FTC Verde.

Arquivo