Resumo

APRESENTAÇÃO

Como costumava dizer o icônico cronista esportivo Nelson Rodrigues, “em futebol, o pior cego é o que só vê a bola”. E é com o intuito de enxergar o esporte mais popular do país para além das quatro linhas que os núcleos de pesquisa da UFMG, o GEFuT – Grupos de Estudos sobre Futebol e Torcidas – e o FULIA – Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes – organizaram, em parceria, a segunda edição do Simpósio Internacional Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer, em Belo Horizonte-MG. O evento foi realizado entre os dias 8 e 10 de setembro de 2016, no Museu Brasileiro do Futebol (MBF), no Estádio do Mineirão, e nos espaços da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO-UFMG). Na ocasião, foi comemorado também os 10 anos de fundação do GEFuT.

O II Simpósio Internacional objetivou reunir pesquisadores do Brasil e do exterior que atuam em diversas áreas do conhecimento e que contemplam de modo interdisciplinar o tema do futebol nos seus estudos e, com isso, fomentam o intercâmbio de pesquisas. Indo além da visão pragmática do futebol, questões como gênero, educação, memória, história e globalização do esporte, ou seja, o futebol pensado na sua relação com as ciências humanas e sociais, serviram como pano de fundo para os debates nos diversos campos dos estudos.

A segunda edição do evento foi uma continuidade do primeiro encontro, realizado em 2013, e ratificou o crescimento dos estudos sobre o futebol nas últimas décadas.

Gabriel Canuto Nogueira da Gama Organização 

Arquivo