Resumo

Prefácio
Convencendo muitos outros a sonharem juntos, Edilson e S.A. (Sonhadores Associados) disponibilizaram toda força de vontade na realização de um primogênito sonho que foi batizado como GEPEMENE (1997) e a partir dele, um sonho rebento que recebeu o nome de CONBRAMENE (2006).
Como sói acontecer em contextos como o descrito, o Universo conspirou a favor, notadamente com a iniciativa conjunta do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina (CEFE-UEL) e do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (DEF-UEM) e a implantação do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Neste amálgama de sonho, ciência, fé, competência e resiliência tornou-se realidade o CONBRAMENE, agora na sua VII Edição, alicerçada em uma dúzia de anos de história de sucesso gratificante. Reportando-nos ao nome do Congresso, o exercício físico, a nutrição e seus impactos sobre o metabolismo e vice-versa são objetos de estudo de várias disciplinas acadêmicas. Como há uma diversidade de “olhares” sobre tais objetos, estimular/facilitar o diálogo é tarefa necessária, conquanto difícil e complexa, e este é um dos relevantes papéis do CONBRAMENE.
Nesta VII Edição, a complexidade, a diversidade e a profundidade das análises estão operacionalizadas em 17 conferências, 16 mesas redondas, 12 módulos temáticos, 17 sessões de temas livres (comunicação oral), 20 sessões de painéis e cinco sessões de temas livres premiados. O progressivo aumento dos trabalhos apresentados de 181 em 2006 para 418 na presente edição, selecionados por uma reconhecida Comissão Científica dentre os 538 submetidos em 20 áreas temáticas, destaca que a produção e a disseminação do conhecimento ocupam papel de destaque. O progressivo
número de inscritos de 510 em 2006 para aproximadamente 1.000 em 2018 mostra o reconhecimento da alta qualidade do CONBRAMENE no seio das Ciências da Saúde e, particularmente da Educação Física brasileira.
Como observador contumaz da alta qualidade das edições anteriores, estamos certo de que esta VII Edição também celebrará durante quatro dias o conhecimento da área, o relacionamento e a formação ou o reforço de parcerias. Corrijo - durante cinco dias, levando-se em consideração a importante realização, pré-congresso, do III Encontro de Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq da área. Aliás, aproveito o tema para enaltecer a decisão mais que acertada, coerente e ética de inserir na programação, palestrantes que, na sua maioria, são bolsistas de produtividade em pesquisa,
reconhecidos como responsáveis por importantes descobertas em suas áreas.
Tomamos a liberdade de aqui agradecermos a carícia afetiva positiva pela qual a Comissão Organizadora nos honra ao intitular a Sessão Prêmio Destaque Científico, com nosso nome. Obrigado!
Esta Edição de 2018 do CONBRAMENE corroborará o brilhantismo das seis edições já realizadas, solidificando cada vez mais este evento como um dos principais e relevantes da área de Ciências da Saúde e referência para a Educação Física.
Com satisfação deixo expresso meu reconhecimento ao trabalho realizado e porvir, com votos de sucesso gratificante para toda a equipe responsável pela organização, bem como a todos os participantes.

Rio Claro, abril de 2018
Sebastião Gobbi
CREF 000183-G/SP

Arquivo