Analisando Habilidades Envolvidas em Brincadeiras Grupais com Crianças em Idade Escolar.

Por: Carla Cilene Baptista da Silva.

161 páginas. 1996

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho objetivou identificar e descrever as habilidades requeridas em um conjunto de brincadeiras tradicionais brasileiras. O procedimento utilizado para identificar quais as habilidades requeridas e elaborar uma sistematização para análise de tais atividades baseou-se no método de análise ocupacional proposto por Cubie (in Kielhofner, 1985). As brincadeiras analisadas foram aplicadas em um grupo de 15 crianças de 8 e 9 anos de idade, alunos de uma escola pública da cidade de São Carlos - SP. O trabalho foi realizado nas seguintes etapas: aplicação e filmagem das brincadeiras, observação das filmagens, descrição das brincadeiras e do ambiente onde foram realizadas, descrição da dinâmica das brincadeiras e da organização social das crianças, identificação e definição das habilidades envolvidas nas mesmas. Os resultados obtidos a partir da análise permitiram: 1) identificar e definir as habilidades requeridas nas brincadeiras estudadas; 2) dividi-las em três categorias: Competição entre equipes, Competição entre Crianças e Sem Competição e 3) comparar as análises das brincadeiras com as habilidades e subcategorias de habilidades identificadas. Este tipo de análise demonstrou ser aplicável a um grande número de brincadeiras, não se restringindo àquelas pertencentes à amostra escolhida para essa pesquisa, podendo fornecer informações importantes acerca do brincar, de brincadeiras grupais e do desempenho da criança ou grupo ao executá-las.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1360&listaDetalhes%5B%5D=1360&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.