Análise Antropométrica, Niveis de Composição Corporal e Perfil Somatotípico de Jogadores nas Diferentes Categorias de Futebol de Campo

Por: Glauber Carvalho Nobre.

Conexões - v.7 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar e comparar características antropométricas, níveis de composição corporal e perfis somatotípicos de jogadores de futebol. Material e métodos: estudo descritivo, transversal com 132 jogadores de futebol, que participam do Campeonato Cearense de Futebol das categorias Sub-18 (n=42), Sub-20 (n=42) e profissional (n=48) no ano de 2008. Resultados: diferenças foram encontradas a favor dos atletas das categorias sub20 e profissional em relação às variáveis antropométricas analisadas. O perfil somatótipo indicou indivíduos mais mesomorfos nestas duas últimas categorias enquanto que os atletas da categoria sub18 apresentaram um perfil predominantemente ectomorfo. Conclusão: os atletas da categoria sub-18 possuem aspectos de ordem antropométrica e de somatótipo que podem os deixam em desvantagem em situações de jogos e treinos.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/432

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.