Análise da Aptidão Física, da Antropometria e da Prevalência de Sintomas Osteomusculares na Categoria Infanto-juvenil do Voleibol

Por: Marcelo Faria Silva, Marjorie Denis e Roberta Anza.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.19 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: O controle da ocorrência de lesões durante todo o processo de treinamento possui expressiva importância para o atleta, bem como o monitoramento das adaptações físicas decorrentes do programa de exercícios. 
OBJETIVOS: Descrever o perfil antropométrico e a aptidão física dos times de voleibol infanto-juvenil e determinar a prevalência de sintomas osteomusculares. Métodos: Estudo longitudinal. Participaram 38 atletas da categoria infanto-juvenil do voleibol monitorados por quatro meses através de testes de aptidão física, mensurações antropométricas e do questionário de sintomas osteomusculares. Foram utilizadas análises descritivas e comparativas através de médias e desvio padrão e teste t de Student. 
RESULTADOS: Os principais indicadores estatisticamente significativos observaram-se nas variáveis: estatura (p = 0,001 para o sexo masculino e 0,003 para o feminino) envergadura para os meninos (p < 0,001), arremesso (p = 0,003 para os meninos e p < 0,001 para as meninas), abdominal para as meninas (p = 0,001). A maioria dos sintomas prevaleceu nas costas (56,5%), ombros (52,2%), quadris/coxas (52,2%) e joelhos (52,2%). 
CONCLUSÃO: O perfil dos atletas apresentou como principais características: o aumento da estatura, envergadura e força explosiva de membros superiores, resistência abdominal e agilidade. A grande frequência de respostas afirmativas de queixas nas costas, parte inferior e superior, ombros, quadril/coxas, joelhos e tornozelos reforça a necessidade de um acompanhamento a longo prazo da reação dos jovens desportistas ao treinamento, bem como fomenta estratégias de prevenção.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.