Análise e Auto - Reflexão da Gestão do Tempo de Aula Por Estagiários em Educação Física

Por: Dircema Franceschetto Krug e Eloita Bucco Santos.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

O presente estudo buscou levantar a Gestão do Tempo de Aula de 27 futuros professores de Educação Física (Estagiários) na Universidade de Cruz Alta -RS, no ano de 1997 no 19e 29semestres. Uma aula de cada estagiário, 8 do sexo masculino e 19 do sexo feminino, foi filmada e analisada por cada um deles a partir de Grelhas específicas para observação em deferido da Gestão do Tempo de Aula (ATA, Carreiro da Costa, 1988, com adaptações). Adotouse a Técnica de Observação de Registro por Intervalos 10/10 segundos. Os dados registrados em Grelha específica foram codificados conforme a freqüência e duração nas diferentes categorias (ENSINO, ORGANIZAÇÃO e CLASSE ORGANIZA-SE, PRÁTICA, ESPERA, DIVERSOS). Apurados em percentuais os dados permitiram aventar como resultados: Um bom aproveitamento do Tempo útil; um uso do tempo do parâmetro ENSINO bastante diferenciado; uma gestão do tempo de Prática semelhante a de outros estudos na área; um bom Gerenciamento Organizacional evidenciando pouco gasto de tempo; um tempo de Espera baixo e pouco tempo também gasto em Diversos, comportamentos considerados não desejáveis. Sugeriu-se uma análise dos fatores qualitativos em cada parâmetro que permitisse aos futuros professores obter explicações para as diferenças encontradas entre eles e os diferentes estudos analisados. Os estagiários declararam ter sido muito interessante sua auto-analise, efetuada ao início do estágio, permitindolhes buscar melhorias no decorrer do semestre. Teria sido muito importante uma nova coleta e análise ao final do semestre para verificação de possíveis melhorias.

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