ánalise Biomecânica e de Controle Motor do Exercício de Flexão e Extensão do Joelho Realizado no Reformer com Diferentes Níveis de Resistência Segundo o Método Pilates

Por: Rômulo Pinheiro Vilardi.

110 páginas. 2010 06/12/2010

Send to Kindle


Resumo

O método Pilates tem sido bastante utilizado na Fisioterapia. Apesar da sua crescente popularidade, seus princípios são baseados em observações empíricas, sem respaldo científico. Dessa forma, uma descrição biomecânica e de controle motor dos exercícios utilizados no método, seria o ponto de partida para o entendimento cinesiológico dos exercícios executados e sua prescrição para fins terapêuticos. Objetivo e hipóteses: Descrever as estratégias cinemáticas e de ativação muscular utilizadas para executar movimentos de extensão e flexão do joelho contra cargas elásticas, no aparelho Reformer, segundo o método Pilates. Material e métodos: Participaram do estudo oito voluntárias sedentárias, destras, sem histórico de lesão músculo-esquelética ou neuromuscular e sem experiência prévia com o método Pilates. As voluntárias foram instruídas a realizarem uma tarefa de extensão e flexão do joelho, no equipamento Reformer, segundo o Método Pilates, com três níveis distintos de resistência imposta pelas molas. Os movimentos das articulações do quadril, joelho e tornozelo foram reconstruídos utilizando um sistema óptico de análise tridimensional do movimento (Optotrak 3020) e a atividade eletromiográfica dos principais músculos foi registrada utilizando eletrodos de superfície (Delsys Inc.). Resultados: A tarefa foi realizada com um predomínio das articulações do quadril e joelho nas três condições de carga elástica. O movimento do tornozelo foi influenciado pelo deslocamento da tíbia. O aumento da carga elástica reduziu o pico da velocidade do tornozelo, mas não influenciou o pico da velocidade do quadril e do joelho. A tarefa foi executada com uma alta correlação linear entre as articulações e segmentos ligados em cadeia. Finalmente, um aumento generalizado da EMG com o incremento da carga elástica foi observado.

Endereço: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/839

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.