Integra

Introdução: O controle cargas ministradas pelos treinadores (carga externa) e de como estas  ão percebidas pelos atletas (carga interna) durante o processo de treinamento são  ndispensáveis para o entendimento dos ajustes que estas promovem nos atletas e para o  ucesso no alcance dos objetivos estabelecidos.

 Objetivo: Analisar a dinâmica das cargas  nternas de jogadores de futsal durante os períodos de preparação e competição. 

 etodologia: Participaram do estudo 11 jogadores de futsal (22,7+2,9 anos) de uma equipe  o campeonato paulista da série prata no ano de 2009. Durante o período de quatro semanas  s jogadores participaram de 16 sessões de treinamento (semana 1: 6 sessões, semana 2: 6  essões, semana 3: 4 sessões) e seis partidas válidas pelos Jogos Regionais (semana 4). As  argas de treinamento foram organizadas de acordo com o modelo de cargas seletivas  roposto por Gomes (2002), priorizando o seu caráter ondulatório. A carga interna foi obtida  e acordo com a metodologia proposta por Foster (1998). Ao final das sessões os jogadores  indicaram em uma escala de 0 a 10, a intensidade global da sessão, sendo este valor  ultiplicado pelo tempo da mesma em minutos para a obtenção da carga diária. A partir dos  alores de carga diária foram calculadas a carga semanal total e média, a monotonia (carga  emanal média/desvio padrão das cargas diárias) e o strain (monotonia x carga semanal  otal). Para a análise dos resultados foi utilizada a estatística descritiva (média e desvio  adrão) e inferencial (ANOVA de medidas repetidas e o teste post-hoc de Bonferroni). 

  Conclusão: Constatou-se a redução gradativa na carga no decorrer das semanas, sem  aracterísticas ondulatórias. Os valores de monotonia ficaram acima dos recomendados pela  iteratura. De acordo com a percepção dos atletas, a cargas não foram distribuídas  dequadamente nos microciclos.