Análise Cinemática e Eletromiográfica do Efeito Agudo da Caminhada em Diferentes Velocidades e Inclinações: Um Estudo Piloto

Por: Elren Passos Monteiro, Flávia Gomes Martinez, Giane Veiga Liedtke, Leandro Tolfo Franzoni, e Natalia Andrea Gomeñuka.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo é avaliar o efeito da caminhada sobre os parâmetros espaço-temporais e a atividade eletromiográfica (EMG) dos membros inferiores nas fases de apoio e balanço da caminhada em esteira em diferentes velocidades e inclinações. A amostra foi constituída por um sujeito jovem saudável sedentário, idade de 21 anos, estatura 1,78m e massa corporal 78kg. Analisou-se o comportamento da ativação eletromiográfica dos músculos Vasto Lateral (VT), Tibial Anterior (TA) e Gastrocnêmio Lateral (GAST) durante cinco ciclos de passadas em caminhada na esteira em 3 velocidades (3,5, 4,5 e 5,5 km.h-1 ) em duas diferentes situações de inclinação (0% e +10%). Os parâmetros espaço-temporais e o sinal eletromiográfico aumentam com o incremento da velocidade e inclinações.
 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5345

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.