Resumo

Introdução: Alterações posturais decorrentes da utilização de sobrecarga
no aparelho locomotor e de atitudes posturais incorretas podem ocasionar
processos dolorosos na coluna vertebral e diversos malefícios para o sistema
músculo-esqueletico em crianças e adolescentes. Na busca por uma melhor
compreensão destas alterações, realizou-se este estudo com o objetivo geral
de analisar o comportamento de características cinemáticas do andar de
crianças transportando mochilas do tipo duas alças à 10% da massa corporal
e sem o uso dessa sobrecarga sobre o aparelho locomotor após 15 minutos
de caminhada sobre uma esteira rolante. Metodologia: A população foi
constituída de crianças estudantes da rede pública de ensino da cidade de
Santa Maria, contendo na amostra, 14 crianças com idade entre 9 e 10
anos, sendo 8 do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Para análise
cinemática do andar foi utilizada a videografia bidimensional através do
sistema Peak Motus, com uma câmera a uma freqüência de 60Hz, disposta
ao sentido longitudinal do movimento. Os pontos demarcados para cálculo
dos ângulos foram: cabeça, ombro, trocânter, crista ilíaca, joelho e maléolo
lateral, direitos e esquerdos. Os ângulos estudados foram: ângulo do tronco,
ângulo do quadril, ângulo da pelve, ângulo do joelho. Resultados: Os
resultados encontrados apontam alterações apenas sobre o comportamento
a n g u l a r d o t r o n c o e q u a d r i l , q u e a p r e s e n t a r a m u m a d i f e r e n ç a
estatisticamente significativa na maior parte do ciclo do andar, quando
aplicado teste "t" de student para amostras independentes. Estas alterações
demonstram uma compensação anterior do tronco quando submetido à
sobrecarga de mochila do tipo duas alças. Conclusões: Analisando os
resultados, pode-se concluir que o uso de mochila na situação estudada,
que corresponde ao indicado por lei, pode desencadear problemas para o
desenvolvimento das crianças. Sugere-se assim, uma reavaliação das leis
existentes sobre o tema, e um interesse e cuido maior, pelos pais e pelas
escolas.

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