Análise do Coeficiente de Variação do Sinal Eletromiográfico dos Músculos Peitoral Maior, Deltóide Fibras Anteriores e Triceps do Braço Cabaça Longa no Desenvolvimento em Banco Fechado

Por: Fernando Sérgio Silva Barbosa e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.10 - n.3 - 2002

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo analisa os coeficientes de variação (C.V.) intrasujeito e intersujeitos, da atividade eletromiográfica dos músculos peitoral maior parte esternocostal (PME), peitoral maior parte clavicular (PMC), deltóide fibras anteriores (DA) e tríceps do braço cabeça longa (TBL) durante o exercício denominado desenvolvimento em banco fechado. Participaram deste estudo 8 voluntários do sexo masculino, treinados em musculação, peso corporal da categoria até 100 Kg da modalidade de levantamentos básicos, idade média de 27,2 anos, saudáveis e de antropometria semelhante. Para a captação dos sinais eletromiográficos foram utilizados eletrodos de superfície. Com os sinais normalizados na base do tempo, originou-se a média das curvas intrasujeito e intersujeitos com seus respectivos desvios padrões. Foram analisadas as fases de descida e subida do movimento. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que o músculo PME é aquele que apresenta menor variabilidade intrasujeito na fase de descida e o músculo TBL na fase de subida. Na análise intersujeitos, o músculo PME é aquele que apresenta o menor C.V. nas fases de descida e subida. PALAVRAS-CHAVE: eletromiografia, coeficiente de variação, desenvolvimento em banco fechado.

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.