Análise da Combinação de Padrões Fundamentais de Movimento em Crianças com Diferentes Níveis de Desenvolvimento Sob Duas Condições de Restrição da Tarefa

Por: Rosana Sohaila Teixeira Moreira.

2010 26/11/2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a combinação das habilidades motoras correr e arremessar em crianças classificadas em diferentes estágios motores, sob diferentes condições da tarefa. Fizeram parte da amostra 54 crianças, de ambos os gêneros, de 10 e 11 anos de idade classificadas em 3 três grupos conforme o nível de desenvolvimento motor nas tarefas isoladas correr e arremessar (G1: estágio elementar; G2: estágio avançado; G3: classificados em diferentes estágios de desenvolvimento). Todas as crianças realizaram 10 tentativas em cada tarefa, identificadas como: correr isolado, arremessar isolado, condição de combinação 1, na qual as crianças foram solicitadas a correr 10 m com uma bolinha de tênis na mão e arremessar a distância e condição de combinação 2, caracterizada pelo correr 10m, apanhar uma bolinha de tênis colocada sobre um cone e arremessar à distancia. As variáveis analisadas foram o sequenciamento, o momento de início das modificações (MIM), a distância, o índice de eficiência na combinação (IEC), a velocidade e o índice velocidade (IV). Os resultados indicaram que 95% das crianças foram capazes de combinar o correr com o arremessar, em ambas as condições de combinação. No entanto, o sequenciamento de combinação apresentados pelos grupos foram diferentes, destacando o resultado obtido pelo G2, o qual apresentou uma organização mais compatível com o estágio mais avançado. No que se refere às condições das tarefas, a condição combinada 2 parece ter afetado em maior escala o comportamento de todos os grupos, assim como puderam ser observadas menores alterações por parte do G1 e maiores alterações por parte do G3. Concluiu-se que o G3, que se encontra em uma fase de transição entre o estágio intermediário e avançado de desenvolvimento foi capaz de realizar adequações favoráveis para as condições de combinação 1 e 2 e que estar no estágio avançado nos padrões isolados de desenvolvimento pode ser necessário para uma organização de combinação mais avançada, visto que nenhum sujeito de G1 realizou combinação avançada. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000162454

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.