Análise Comparativa da Atividade Elétrica dos Músculos Abdominais Durante Exercício Tradicional e Método Pilates Sob Duas Condições.

Por: Ana Paula R. G. Cardoso, Fernanda Q. R. C. Mostagi, Jefferson Rosa Cardoso, Mariana Felipe Silva, Mônica A. C. Silva, Renata Rosa Campos e Taufik Abrão.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.15 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Exercícios baseados no método Pilates são relatados na literatura para serem utilizados como proposta de fortalecimento de tronco. O objetivo deste estudo foi analisar e comparar a atividade elétrica dos músculos reto abdominal e oblíquo externo, durante um exercício de abdominal tradicional e um exercício baseado no método Pilatescom bola e com faixa elástica. A amostra foi composta por 10 mulheres saudáveis não praticantes de Pilates, que realizaram o exercício de abdominal tradicional e Roll-up com bola e faixa elástica. O sinal foi normalizado pelo pico eletromiográfico da atividade dinâmica e foram ajustados para 2000 amostras por segundo e o filtro em uma frequência de passagem de 20 a 450 Hz. Na comparação entre exercícios, o músculo oblíquo externo na fase concêntrica teve maior recrutamento no Roll-up com bola (P = 0,042). Na comparação entre os músculos em cada exercício, o reto abdominal teve maior ativação nas fases concêntrica (P =0,009) e excêntrica (P = 0,05) do abdominal tradicional. As porcentagens de ativação variaram de 15% a 22%. O exercício de abdominal tradicional teve a maior porcentagem de ativação.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2013v15n3p296

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.