Análise Comparativa da Coordenação Motora de Crianças de 4 a 6 Anos, Nascidas Pré-termo, Associada a Fatores Sócio-ambientais

Por: Juliana Cerqueira Capelini.

2011 29/03/2011

Send to Kindle


Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi analisar a coordenação motora e fatores sócio-ambientais de crianças de 4 a 6 anos, nascidas pré-termo. Ao todo, 42 crianças foram avaliadas, sendo 21 nascidas pré-termo e 21 a termo. Como instrumentos foram utilizados a bateria M-ABC, uma entrevista para pais/responsáveis e o questionário sócio-econômico da ABEP. Do tipo descritivo transversal, essa pesquisa examinou a diferença e a associação entre estes fatores a fim de revelar novas informações a favor do conhecimento, educação e desenvolvimento dessas crianças. Na caracterização dos grupos, a maior parte das variáveis numéricas não apresentou distribuição normal no teste de Shapiro-Wilk, assim, o teste não paramétrico de Mann-Whitney foi utilizado para testar as diferenças. Para as variáveis categóricas foi utilizado o teste do Qui-quadrado, verificando-se as possíveis associações. O nível de significância adotado foi de 5%. Foi possível constatar, de forma geral, que as crianças nascidas pré-termo apresentaram desempenho motor inferior (TDC) no M-ABC (p=0,007), quando comparadas ao desempenho motor das crianças nascidas a termo. Houve também associação estatisticamente significativa (p=0,038) entre a idade gestacional e a classificação da ABEP, sendo 76,2% dos indivíduos nascidos pré-termo classificados em classe C. Verificou-se que além da prematuridade, a classe sócio-econômica influenciou os resultados apresentados, acreditando-se que estas crianças teriam menos oportunidades motoras, o que se acentuaria na medida em que crescem. Estes resultados, assim como os de outros estudos relevantes, apontam para a importância de políticas públicas de assistência pós-natal no mínimo até a idade escolar aos nascidos prematuros, especialmente no que se refere à estimulação motora.

Endereço: http://nou-rau.uem.br/nou-rau/document/?code=vtls000190830

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.