Resumo

Introdução:

Os hábitos alimentares são um dos aspectos fundamentais na ginástica rítmica como esporte de componente estético.

Objetivo:

Avaliar a adesão à dieta mediterrânea (DM) em crianças e adolescentes de ginástica rítmica e sua relação com o Índice de Massa Corporal (IMC) e o perímetro de cintura.

Métodos:

Estudo prospectivo, transversal, descritivo e comparativo onde participaram 221 ginastas entre 7 e 17 anos. Analisou-se a adesão à dieta mediterrânea através do teste KIDMED. Foram medidos o perímetro de cintura, assim como, a altura e o peso de cada ginasta, calculando o IMC.

Resultados:

41,63%, 52,94% e 5,43% da amostra total demonstraram a adesão à dieta mediterrânea alta, média e baixa respectivamente. O teste U de Mann-Whitney apontou diferenças significativas do índice de adesão à dieta mediterrânea entre os dois grupos de idade, U = 5007,0, p = ,016, r = ,162. As ginastas adolescentes apresentaram maior adesão do que as crianças. A amostra total mostrou uma correlação positiva do índice de adesão com o peso (Rho = ,143, p = ,034), IMC (Rho = ,152, p = ,024), e perímetro de cintura (Rho = ,180, p = ,007).

Conclusões:

Os hábitos das ginastas adolescentes em relação à dieta mediterrânea são mais saudáveis do que das ginastas crianças. Todas apresentaram valores normais de IMC. Os valores de Kidmed da amostra total relacionaram-se ao o peso e ao IMC. As elevadas porcentagens de ginastas crianças com adesão média à DM evidenciam a necessidade de aproximar seus hábitos aos padrões mediterrâneos. Nível de evidência II; Estudo de diagnóstico comparativo.

Acessar