Resumo

Objetivos:

O objetivo do estudo é realizar uma análise comparativa dos fundamentos realizados pelo Santos F.C e seus adversários na fase semifinal e final da Copa Libertadores.

Métodos e resultados :
Através do software skout 1.0, foram coletados os fundamentos técnicos realizados pelas equipes nos jogos das fases semifinais e finais em que o Santos esteve presente. Também foram analisados os fundamentos corretos e aproveitamento destes em relação aos números totais. Para a análise estatística foi utilizado o método one-way ANOVA. As variáveis fundamentos totais e fundamentos corretos das equipes adversárias e o aproveitamento percentual dos fundamentos do Santos e de seus adversários, apresentaram uma tendência a se diferenciarem, p=0,052 e p=0,10 respectivamente .

Conclusão:
É possível concluir que o Santos apresenta um modelo de jogo mais eficiente que seus adversários, pois, apesar de ter números absolutos de fundamentos no campo ofensivo menores que seus adversários, o aproveitamento das jogadas foi superior. Alem disso nota-se que existe uma distância entre fundamentos totais e corretos de seus adversários, isso indica que os mesmos cometem muitos erros em suas sequências ofensivas. Tais afirmações mostram-se relevantes, pois a equipe do Santos sagrou-se campeã da competição. É importante realizar novos estudos para assim contribuir na compreensão dos modelos de jogo existentes no futebol.