Análise Comparativa dos Sistemas Defensivos e Ofensivos Por Zona e Individual na Iniciação do Basquetebol

Por: Caetano dos Santos Neto.

118 páginas. 1994

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de comparar dois sistemas de treinamento de basquetebol: por zona e individual, com atletas iniciantes. Sabe-se que alguns estudiosos desse esporte consideram importante que a marcação individual seja a primeira a ser usada no aprendizado desta modalidade. Este método parece, porém algumas vezes, de difícil assimilação. Porisso, procurou-se testar os dois sistemas para observar a eficácia de cada um; foram realizadas doze sessões, seis de fundamentos básicos e seis sessões do sistema propriamente dito, os dois sistemas foram testados em estudantes, de uma Escola Pública da Cidade de Bauru, Estado de São Paulo. Estatisticamente, os testes não revelaram diferenças significativas entre os dois sistemas. Isso sugere que o sistema ofensivo e defensivo, por zona, também pode ser utilizado na iniciação desse esporte.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=819&listaDetalhes%5B%5D=819&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.