Resumo

Mesmo não possuindo apelo histórico e cultural, a Major League Soccer (MLS) alcançou entre o ano de 2014 e 2017 a média de 21.125 espectadores. O Campeonato Brasileiro de Futebol no mesmo período teve uma média de público de 17.069. As explicações desses dados podem ser, dentre outros fatores, as características existentes nos respectivos formatos dos principais eventos de futebol existentes nesses países, além das influências de políticas, estrutura, sistemas e visão de gestão de seus responsáveis.  Assim, o principal objetivo desse estudo é apresentar um dos fatores que pode justificar a diferença dos números relacionados com a média de público entre a MLS e o Campeonato Brasileiro de Futebol. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa através de análise documental, utilizando-se de informações disponíveis nos regulamentos dos campeonatos, respectivamente MLS Roster Rules and Regulations 2018 e Regulamento Específico da Competição Campeonato Brasileiro da Série A 2018. A coleta de dados se deu em 2018. Para o tratamento dos dados e aplicação de estatística descritiva, foi utilizado o programa Microsoft Office Excel 2013. Foram realizadas análises nos documentos quanto ao Sistema de Disputa; Critério de Participação das equipes; Regras quanto ao sistema Financeiro das Equipes, especificamente: distribuição de receitas, regras de contratação de jogadores, normas sobre o passe dos atletas e teto salarial. Os resultados identificados proporcionam algumas conclusões. Apesar de toda história construída pelo futebol brasileiro, ele vem perdendo grande visibilidade no cenário mundial, principalmente quando nós referimos ao Campeonato Brasileiro de Futebol e a organização responsável por ele. Para mudar esse cenário devemos investir principalmente na formação dos nossos futuros gestores, onde já que há uma carência relacionada à formação de gestores do esporte no Brasil e também uma falta de visão em não reconhecer a importância da gestão do esporte no futebol, dificultando assim a reciclagem administrativa dos clubes, federações e confederação.

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