Análise Comparativa da Motivação Entre Atletas de Voleibol, de Um Munícipio do Noroeste do Paraná

Por: Fernanda Piasecki, Maria Aparecida Coimbra Maia, Silvana Vágula, Vânia de Fátima Matias de Souza e Vanildo Rodrigues Pereira.

Ciência, Cuidado e Saúde - v.7 - n.5 - 2008

Send to Kindle


Resumo

A pesquisa de caráter descritiva realizada teve como objetivo avaliar o índice motivacional de equipes juvenis de voleibol, dos gêneros masculino e feminino. Para tanto, a amostra foi composta por 24 atletas, sendo 12 de cada gênero, ambos praticantes da modalidade de voleibol, com idade entre 14 a 17 anos. Utilizou-se como método de coleta dos dados a escala de motivação para esporte e o teste de orientação de vida. Os resultados foram tabulados estatisticamente dentro da normalidade, por meio da análise estatística. Como resultados, pode-se observar que houve diferenças significantes entre as equipes, no que se refere à motivação intrínseca, extrínseca e otimismo. Conclui-se, então, após análise dos dados que, se o trabalho realizado nos treinos em especial com relação ao papel do técnico, deve valorizar a individualidade de cada sujeito na equipe, pois este foi um fator demonstrado como essencial para o bom desempenho dos atletas em períodos competitivos. Palavras-chave: Motivação. Estresse. Emoções .

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/6574

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.