Análise Comparativa do Nível de Motivação Intrínseca de Atletas de Ambos os Sexos, Participantes de Esportes Individuais e Coletivos, com Diferentes Níveis de Experiência

Por: Terezinha Gomes Faria.

46 páginas. 2004 06/08/2004

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o nível de motivação intrínseca de atletas de ambos os sexos, com diferentes níveis de experiência e participantes de esportes individuais e coletivos.A amostragem deste estudo foi constituída por 448 atletas, de 16 a 18 anos de idade, nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, karaté, judô, atletismo e natação. Para a coleta de dados foi empregado o "Inventário de Motiva- ção Intrínseca para Esportes Competitivos", de Mcauley, Duncan e Tammen (1989). Os dados foram coletados de uma amostragem empregando-se o sistema aleatório estratificado observando-se a proporcionalidade de 10% da população.Os dados foram analisados empregando-se uma análise de variância multifatorial com nível preditivo de p<0,05. Como apresentou diferença significativa entre as variáveis, sexo e nível de experiência, foi desenvolvida uma análise de comparações múltiplas (post-hoc) Sheffé, a um nível de 95% de probabilidade. Os resultados demonstraram diferenças significativas nos níveis de motivação intrínseca em relação às variáveis sexo e nível de experiência a um nível de probabilidade de p<0.05. Em relação à variável esportes individuais e coletivos, o resultado não apresentou diferença significativa. Isto demonstrou que independentemente da modalidade desportiva em que o atleta esteja envolvido, seja individual ou coletiva, a motivação intrínseca foi um fator psicológico que não influenciou esta variável. Concluiu-se, com este estudo, que os atletas com níveis médios de experiência mostraram-se mais intrinsecamente motivados que os mais e os menos experientes. O que também ocorreu com os atletas do sexo masculino que se apresentaram mais intrinsecamente motivados que os do sexo feminino.

Endereço: http://hdl.handle.net/1884/24771

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.