Análise Comparativa do Perfil Antropométrico em Diferentes Posições em Jovens Futebolistas

Por: E. Q. Rodrigues e S. Sousa.

Revista Brasileira de Futebol - v.6 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Fazer uma análise comparativa do perfil antropométrico em futebolistas de diferentes posições no futebol.
Metodologia: Foram avaliados 50 futebolistas foram divididos em 5 grupos sendo que o grupo 1: grupo 1: 9 zagueiros; grupo 2: 8 laterais; grupo 3: 17 meio campistas; grupo 4: 12 atacantes e grupo 5: 4 goleiros, os quais foram submetidos a análise das dobras cutâneas panturrilha, coxa, supra-ilíaca, abdominal, subescapular e tricipital para cálculo posterior do peso gordo, peso magro e percentual de gordura, através da equação de Faulkner. A análise dos dados foi feita por meio do teste de Shapiro-wilk para normalidade e análise de variância (Anova) com extensão ao Post Hoc de Tukey para múltiplas comparações. Em todos os casos o nível de significância foi pré-fixado para P<0,05. O software SPSS 17.0 foi utilizado.
Resultados: As principais diferenças foram relacionadas ao % de gordura e peso gordo (PG) sendo que goleiros e zagueiros apresentaram maiores valores nestas 2 variáveis e os laterais os menores valores.

Conclusão: Os principais achados do estudo descrevem que goleiros e zagueiros possuem maior quantidade de gordura e os laterais menor quantidade. Os valores servem como referência, porém a limitação do protocolo utilizado deve ser considerada.
 

Endereço: http://www.rbfutebol.com.br/edicao_revista.php?numero=1&idrevista=48

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.