Análise Comparativa da Qualidade das Revistas Científico-técnicas Espanholas em Ciências da Atividade Física e Esportes (2000-2005)

Por: Javier Valenciano Valcárcel, José Devís e Miguel Villamón.

Information Research - v.13 - n.1 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Introdução. O aumento da produtividade e revistas espanholas Ciência da Atividade Física e do Esporte (CAFE) dos últimos anos, não corresponde a melhoraria das revistas a julgar pela baixa visibilidade internacional. Por isso, foi realizado em um estudo comparativo da qualidade dos periódicos CAFE espanhol entre 2000 e 2005, a fim de ajudar a melhorar a qualidade e fortalecer o campo.

Método. A partir da observação direta das revistas e do inventário de 2000 e 2005 são analisados ​​alguns indicadores formais, de conteúdo científico e de difusão. A qualidade formal foi obtida a partir da adequação das revistas com a norma ISO 8-1977 e ISO 215-1986, e o Grau Geral de Normalização (GGN) e Grau Formal de Normalização (GFN). A qualidade do foi obtida através do conselho editorial, a origem dos seus membros e do sistema de seleção dos originais. A difusão de publicações foi obrida pela análise da indexação em bases de dados e vários tipos de presença na Internet.

Conclusões. A qualidade das revistas espanholas do CAFE melhorou ligeiramente, embora tenha nível inferior a outros campos na Espanha. Ela passou de um nível médio de alto padrão na GGN e ainda há espaço para melhorias na adoção das normas ISO. Há um uso limitado de sistemas de selecção rigorosos, uma distribuição muito limitada, uma certa instabilidade em títulos e um grande número de títulos de periódicos.(trad Laercio Pereira)

Endereço: http://informationr.net/ir/13-1/paper337.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.