Análise Comportamental de Alunos Disléxicos em Aulas de Educação Física

Por: Gabriela Gallucci Toloi e Renata Franciele Tavante.

Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - v.13 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Hoje, em estudos realizados nos diversos países, estima-se que 20% dos alunos da 1ª série tenham dificuldades de aprender (Farrel, 2008). Destacamos então a dislexia, síndrome psiconeurológica com perturbações de tempo, linguagem, escrita, memória, percepção visual e auditiva, habilidades motoras e sensoriais (ABD, 2009). Este estudo identificou o comportamento de alunos disléxicos do ensino fundamental, na tentativa de verificar a influência no desempenho durante aulas de educação física. Baseado no Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais e na Associação Brasileira de Dislexia elaborou-se uma checklist composta por quinze itens com características comportamentais de disléxicos. Os sujeitos foram três alunos diagnosticados com dislexia de escolas municipais de Osvaldo Cruz e Adamantina. As observações foram realizadas em dez encontros durante as aulas e os itens foram quantificados na tentativa de obter um perfil comportamental dos alunos. Concluiu-se que os alunos com dislexia apresentaram considerável comprometimento motor, psicológico e intelectual, podendo influenciar seu desempenho na educação física.

Endereço: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/3604

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.