Análise da Composição Corporal, dos Hábitos Alimentares e do Nível de Atividade Física de Meninos de Uma Escola Pública e Uma Particular de Santa Bárbara D’oeste-sp

Por: Andresa Mella, Bruno de Souza Vespasiano, Marcelo de Castro Cesar e Maria Imaculada Lima Montebelo.

Conexões - v.11 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

A obesidade infantil tem se tornado um problema de saúde pública. O objetivo do estudo foi comparar dados antropométricos, nível de atividade física, classe socioeconômica e hábitos alimentares em meninos de escola pública e particular do município de Santa Bárbara d’Oeste. Foram avaliados 64 meninos de 11 a 14 anos. Foram realizadas medidas de peso corporal, estatura, circunferência da cintura e quadril, dobras cutâneas tricipital e panturrilha medial. Eles responderam a dois questionários, um de nível socioeconômico e outro de nível de atividade física, além do registro alimentar de 24 horas. Os alunos da escola particular tiveram valores maiores na circunferência da cintura, do quadril, na relação cintura-quadril, nas dobras cutâneas tricipital e panturrilha medial e no percentual de gordura. A classificação do índice de massa corporal e do nível socioeconômico também foi diferente. Não houve diferença no nível de atividade física. Os resultados indicam que o excesso de peso foi maior nos alunos da escola privada, mas pode acometer meninos independentemente da escola frequentada.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/1005

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.